Coordenador : Gisela Costa Pinheiro Monteiro
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 389823.2201.363476.18022023
Departamento/Setor: TDT
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Comunidade com interesse no estudo da cor, alunos do curso de Desenho Industrial, pesquisadores da área do Cor (do Brasil e do exterior).
Local de atuação: O projeto de extensão será concentrado na UFF, atendendo à comunidade, ou seja, não está somente restrito aos alunos de Desenho Industrial. Além disso, a organização da ação será feita com auxílio de dois professores pesquisadores que moram fora do Brasil, sendo um engenheiro especialista em Cor; e uma matemática, especialista em Desenho Geométrico. A docente proponente é desenhista industrial. Espera-se, ao unir estas três profissões, promover a realização de conteúdo didático para o entendimento da cor. O engenheiro trará o que tem de mais recente no estudo da cor na Europa, uma vez que lidera um grupo de estudiosos da Academia Internacional da Cor. A matemática servirá de apoio para a construção das formas idealizadas. As práticas na UFF, junto ao público, serão ministradas pela professora desenhista industrial. As reuniões com os organizadores serão online via Google Meet. Ainda serão envolvidos mais dois professores do Curso de Desenho Industrial que têm a Cor como um tópico importante em suas disciplinas, principalmente no que tange à relação da cor com a Ergonomia.
Objetivo
Objetivo principal: Montar um workshop aberto para a comunidade a partir da elaboração de um conteúdo didático para o entendimento da cor, de forma a dirimir equívocos e informações erradas o assunto. Objetivos secundários: •Preparar um vocabulário de termos alinhados com as definições recentes propostas pelo grupo de estudo da Associação Internacional da Cor. •Montar ementa de uma disciplina chamada Cor Aplicada ao Design para o Curso de Desenho Industrial (que usará os principais termos traduzidos); •Estruturar os planos das aulas; •Criar uma série de slides de aula; •Criar e/ou traduzir uma série de exercícios sobre cor; •Experimentar partes dos conteúdos produzidos em disciplinas do curso de Desenho Industrial que tratam a Cor em suas ementas, obedecendo os níveis de profundidade sobre o assunto. A saber: Desenho de Observação (1º período), Comunicação visual (5º período) e Produção Gráfica (5º período). Vale ressaltar que as disciplinas criadas são ministradas pela professora proponente; •Criar apostila sobre o estudo da cor; •Criar uma sala de aula em que possa ser possível realizar os estudos de cor com a intenção de, futuramente, montar um laboratório sobre o assunto.
Resumo
O presente projeto visa dirimir equívocos e informações erradas sobre o estudo da cor. A pesquisa terá a parceria pro bono do engenheiro e Professor Doutor Robert Hirschler, Presidente do Grupo de Estudo sobre Educação da Cor da International Color Association (AIC). Ele também é membro da Associação ProCor do Brasil, assim como a professora proponente deste projeto. A duração prevista é de um ano, seguindo o cronograma estabelecido que servirá de guia para as etapas, sendo uma das iniciais a elaboração de um glossário de termos importantes da cor aplicada ao design, alinhado com as definições mais recentes sobre o assunto que estão sendo revisadas pelo , que é uma iniciativa conjunta do Inter-Society Color Council (ISCC) dos Estados Unidos e da International Color Association (AIC).O projeto é gerenciado pelo AIC Study Group on Color Education (AIC SGCE). A pesquisa deverá culminar na estruturação de uma disciplina chamada , para a qual será elaborada ementa e desenvolvidos planos das aulas, com indicação de exercícios práticos. Um resumo deste material será previamente testado com o público externo por meio de um workshop. Para a realização dos exercícios práticos contaremos com outra colaboração pro bono: a da professora Marie Claire Póla, doutora em Tecnologia do Ensino na área da Matemática. Por fim, também queremos contar com um aluno de Desenho Industrial como bolsista, que deverá se envolver diretamente na pesquisa e na organização do conteúdo.